FUTEBOL, COPA DO MUNDO E O “BAFO” DO CAPITALISMO

Pratiquei esporte desde a minha infância. Enquanto tive condições físicas fui atleta de futsal, voleibol e natação. Meu pai foi um grande amante dos esportes. Aqui em Camocim, fui campeão camocinense de futsal e voleibol pelas equipes do SESI e principalmente pelo Camocim Esporte Clube, time de futsal formado, principalmente por irmãos. Sou fã incondicional do futebol como arte. Meus irmãos Waldy e Walfran são considerados, por quem os viram jogar, como os melhores jogadores de futsal da história de nossa cidade. Quando não pude mais jogar procurei não me afastar do futsal, me tornei “cartola”. Na realidade fui mais um incentivador do que dirigente.

Tenho o orgulho de ter realizado no ano 2000 o primeiro campeonato camocinense de futsal, juntamente com alguns amigos e com a parceria do Evandro do SESI, pois até então o campeão camocinense era a equipe que vencia no ano o Torneio da Independência.

Mas isso tudo não interessa muito. O que tem consumido meus neurônios ultimamente tem a ver com algumas perguntas que não calam nunca: Para que tem servido mesmo o futebol profissional no Brasil e no mundo? Que serventia tem mesmo o futebol profissional como tributário na luta da humanidade contra as desigualdades e para o combate às injustiças sociais? E o torneio chamado Copa do Mundo serve mesmo para quê? É no clima desta ilusão que estamos vivendo neste mês de junho que levo até vocês – através das próximas postagens - a minha opinião sobre esses engodos que há milênios vem sendo usados para ludibriar e enganar a todos.

Quando o capitalismo respira o pobre sente o bafo.

1 Response to "FUTEBOL, COPA DO MUNDO E O “BAFO” DO CAPITALISMO"

  1. JOGÁVAMOS POR SATISFAÇÃO PRÓPRIA, DESINTERESSADAMENTE E SEM QUALQUER CONTRAPRESTAÇÃO, COM POUCO OU NENHUM INCENTIVO DOS TIMES, DAS INICIATIVAS PÚBLICAS E/OU PRIVADAS MUNICIPAIS CAMOCINENSES. ALEGRÁVAMOS DESPORTISTAS COM ÓTIMAS PARTIDAS E BELAS APRESENTAÇÕES, MAS AMADORISMO À PARTE. O NOSSO ESPORTE PROFISSIONAL DEVERIA SER MAIS TRANSPARENTE, DISTRIBUIR MELHOR SUA RENDA ENTRE TODOS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM O MESMO E GERAR MAIS EMPREGOS PARA MELHOR CUMPRIR SUA FUNÇÃO SOCIAL. SE EU WALFRAN E MEU IRMÃO WALDY JOGÁSSEMOS UMA PARTIDA DE FUTEBOL CONTRA O CRAQUE NEYMAR NÓS O COLOCARÍAMOS EM NOSSO BOLSO. ENTRETANTO, SE FOSSEMOS ÀS COMPRAS, EM UMA DISPUTA, EM UM SHOPPING COM ESTE MESMO CRAQUE, CERTAMENTE ESTE NOS COLOCARIA EM SEU BOLSO. UM JOGADOR PROFISSIONAL POR MAIS QUE SEJA CRAQUE NÃO JOGA SEQUER POR 1/2 JOGADOR PROFISSIONAL, QUANTO MAIS POR 2 JOGADORES PROFISSIONAIS. PORQUE ENTÃO O "CONSIDERADO CRAQUE" GANHA POR QUASE TODO UM ELENCO (SEM FALAR NOS CARTOLAS). ALGO ESTÁ ERRADO, PENSE NISSO. QUE A RENDA GERADA EM TODOS OS ESPORTES DESTE NOSSO AMADO E IMENSO BRASIL SEJA MELHOR DISTRIBUIDA PARA O BEM ESTAR E FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO... WALFRAN FwML

    ResponderExcluir