PIADA É OUVIR POLÍTICO FALAR DE COERÊNCIA

Em recente manifestação pública o Governador Cid disse que cabe ao povo do Ceará julgar, se são coerentes ou não, as críticas feitas pelo Senador Eunício Oliveira à sua gestão. É certo que o Senador tem que arranjar, rapidamente, um discurso convincente para “queixar” os eleitores cearenses. O PMDB cearense, com Eunício à frente, participou ativamente, por mais de sete anos, do governo Cid, além de ter indicado o vice para seu segundo mandato a frente do Estado, em composição partidária nas eleições de 2010. Em nova aliança política elegeu um membro, aliado do Senador, para Vice Prefeito de Fortaleza em 2012. Como tudo é possível no mundo da política, vem agora o Senador com um fraco argumento às portas da eleição. Se há críticas a serem dirigidas que seja ao Governador, a todos que participam e aos que participaram da sua cria, especialmente o PMDB cearense.

                Lembro, e não faz muito tempo, de ter ouvido o próprio Cid Gomes afirmar que o Ex-governador Tasso Jereissati, era o maior político cearense vivo. Tamanha deferência foi por terra quando Tasso alfinetou o Governo Cid com críticas a sua postura política. Fazendo jus a personalidade e ao “sangue Ferreira Gomes”, Cid disparou contra Tasso e fez um desafio  nestes termos: junte os 12 anos de Tasso no poder, multiplique por 2, o resultado não supera os primeiros sete anos do meu governo.

                Somente a história julgará de forma correta a importância dos dois governos (Tasso e Cid), mas não podemos deixar de reconhecer que o governo de Tasso (mesmo sendo um legítimo representante das elites) foi um divisor de águas na administração pública do Ceará. O governo de Cid Gomes, marcado por grandes realizações (só perde para o faraó do Egito), se perdeu quando permitiu o retorno de velhas práticas políticas que achávamos terem sido sepultadas, tipo: apadrinhamento de políticos aliados para diversos cargos públicos; volta da influência de antigas oligarquias ao cenário político do Estado; permissão do uso descarado e criminoso da máquina estatal em campanhas políticas, em favor de oligarquias aliadas que disputaram eleições municipais. É chover no molhado dizer que a Polícia Militar teve sua honra manchada pelo desejo incontrolável de poder dos velhos grupos ligados ao Governador, quando estes usaram a instituição para prender e atemorizar políticos integrantes de grupos rivais. O governo Tasso foi marcado pela supressão da influência das oligarquias junto ao governo estadual. Tal posicionamento permitiu que Tasso implementasse medidas administrativas que permitiram avanços na gestão pública. Pontuo que somente este fato põe o Governo Tasso à frente do Governo Cid (sei que a filosofia e a prática política dessa turma em nada diferem!), mas fica aqui o registro. Sem esquecer que os Ferreira Gomes são crias do próprio Tasso.

                Como coerência é algo inexistente no vocabulário das velhas raposas políticas, por aqui não poderia ser diferente. Completei minha arcada dentária vendo os “Veras e Coelhos” indo às vias de fato com os “Aguiás” na luta pelo poder aqui em Camocim.  E hoje quando vejo as velhas oligarquias todas unidas “em prol do desenvolvimento de Camocim”, me pergunto se errado estamos nós “reles mortais”, pois não entendemos que tudo vale à pena quando a ambição não é pequena. Sobrou para o Chico Vaulino que entrou na “Paz de Vestfália” sem fazer muita força! Afinal novas delimitações surgiram no vácuo deixado quando os “Fundo Mole” bateram em retirada, abandonando sua identidade política. 

2 Comentarios

  1. PROCURANDO ENTENDER (PARTE 1/2)

    AMIGOS, A HISTÓRIA APENAS SE REPETE DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE E SÓ UM CEGO QUE NÃO QUER ENXERGAR, FINGE QUE NÃO VÊ, POIS ACREDITA QUE VENDO E/OU CONHECENDO, PODERIA SOFRER COMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS E/OU PERDAS REAIS.
    AS ELITES SOCIAIS DE CADA CULTURA, SEMPRE DESENVOLVERAM, DESENVOLVEM E DESENVOLVERÃO TEIAS ESTRUTURAIS INTERLIGADAS (ENTRE SI) DE PODER (SISTEMAS SOCIAIS) UTILIZANDO-SE DE PROLONGADOS E COMPLEXOS PROCESSOS REAIS PSICOLÓGICOS/SOCIOLÓGICOS, INCLUSIVE SANGUINÁRIOS, COM VISTAS A DOMINAR, EXPLORAR E CONTROLAR SOCIEDADE(S) INTEIRA(S). ATUALMENTE, NO NOSSO CASO NOS ENCONTRAMOS SOB UMA FORMA BASTANTE DESENVOLVIDA/EVOLUÍDA DE SISTEMA SOCIAL FORMADO POR SUBSISTEMAS QUAIS SEJAM: OS SUBSISTEMAS OU SETORES PRIVADO, PÚBLICO E RELIGIOSO COM SEUS ORGANOGRAMAS, FLUXOGRAMAS, DISCIPLINAS, HIERARQUIAS, INSTITUIÇÕES, ETC.
    OS VIGENTES SISTEMAS SOCIAIS CULTURAIS ATUAIS FORAM FORJADOS AO LONGO DE MUITAS GUERRAS ANTERIORES. A ATUAL SOCIEDADE HUMANA, ENCONTRA-SE MOLDADA/ESTRATIFICADA EM CLASSES SOCIAIS DIVERSAS, SENDO CADA UMA DESSAS CLASSES RELACIONADA A SEU RESPECTIVO SUBSISTEMA OU SETOR (CADA UM NA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO DEVEM, FUNCIONAR HARMÔNICA E INDEPENDENTE ENTRE SI), DE ACORDO COM SEUS RESPECTIVOS DIREITOS/OBRIGAÇÕES, REGALIAS, PRIVILÉGIOS, STATUS SOCIAIS, ETC...
    IDEALIZADO SÓ DEUS SABE POR QUEM, MAS MENTALIZADO, PROJETADO, SIMULADO E EXECUTADO POR SERES HUMANOS, VIVEMOS SOB SISTEMAS SOCIAIS AVANÇADOS DE ALTO NÍVEL E COMPLEXIDADE OS QUAIS MESMO ASSIM TROUXERAM CONSIGO UM MAR/UNIVERSO DE CONTRADIÇÕES DAS MAIS INIMAGINÁVEIS POSSÍVEIS, CAPAZ DE FAZER QUEIMAR OS NEURÔNIOS DE MUITOS SOCIÓLOGOS, FILÓSOFOS E PENSADORES. ANALISANDO A SOCIEDADE ATUAL, MUITOS CIENTISTAS SOCIAIS ENTENDEM QUE AS LUTAS ENTRE AS CLASSES SOCIAIS SÃO NA REALIDADE O MOTOR QUE MOVE/IMPULSIONA A EVOLUÇÃO/REVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. ENTRETANTO, COMO QUE JOGANDO UM POUCO DE LUZ NA ESCURIDÃO OU ÁGUA NA FERVURA DOS PENSADORES. ENTENDO QUE HOUVE, HÁ E SEMPRE HAVERÁ LUTAS ENTRE CLASSES SOCIAIS. POREM, NÃO CONSIGO VISLUMBRAR QUE ESTAS LUTAS/GUERRAS/REVOLUÇÕES VISEM EXTINGUIR OU APERFEIÇOAR O(S) SISTEMA(S) SUBTRAINDO DESTES SUA DOMINAÇÃO/EXPLORATÓRIA, MAS QUE, TALVEZ VISEM UNICAMENTE DISPUTAR O COMANDO DESTAS MESMAS ESTRUTURAS DE PODER SOCIAL (O PODER PELO PRAZER DE PODER) DANDO CONTINUIDADE AO DOMÍNIO DO HOMEM SOBRE O HOMEM, QUE DO PONTO DE VISTA TEOLÓGICO, FILOSÓFICO SOCIOLÓGICO, ÉTICO E QUIÇÁ MORAL É UMA ANOMALIA, UMA ABERRAÇÃO E UMA DISTORÇÃO INJUSTIFICADA.

    ResponderExcluir
  2. PROCURANDO ENTENDER (PARTE 2/2)

    OBSERVAMOS QUE INCONTÁVEIS GUERRAS EXISTIRAM ANTES DA PRIMEIRA E DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E QUE GUERRAS CONTINUAM ACONTECENDO. HÁ QUEM ESPECULE QUE JÁ SE ARRASTA UMA ESQUISITA, SILENCIOSA E CATASTRÓFICA GUERRA SOBRENATURAL EM REAÇÃO/OPOSIÇÃO A UMA PROPOSITADA, PREMEDITADA E SUPOSTA TERCEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL/GLOBAL, NO SENTIDO DE IMPLEMENTAR UMA NOVA ORDEM MUNDIAL, OU SEJA, A INSTITUIÇÃO DO MAIOR SISTEMA SOCIO CULTURAL , ÚNICO E UNIVERSAL, NUNCA JAMAIS VISTO OU CRIADO POR UMA ELITE HUMANA NA TERRA DESDE SEU INÍCIO ATÉ ENTÃO.
    SINTO QUE COM O PASSAR DOS TEMPOS, HAVEREMOS DE PRESTAR CONTAS PERANTE NOSSO CRIADOR ACERCA DAS NOSSAS INTERAÇÕES COM TODAS AS SUAS CRIATURAS (INCLUSIVE CONOSCO MESMO) E DAS INTERAÇÕES QUE MANTIVEMOS O NOSSO PRÓPRIO CRIADOR. E PERGUNTO! ESTAREMOS COM SALDO QUANDO DESTA PRESTAÇÃO DE CONTAS?
    CENÁRIO
    1) O LOCAL: UM ASTERÓIDE PEQUENO QUE TODOS CHAMAM DE TERRA;
    2) OS ATORES: DEUS, CRIATURAS INORGÂNICAS (NÃO POSSUEM O ELEMENTO QUÍMICO CARBONO EM SUA COMPOSIÇÃO) E CRIATURAS ORGÂNICAS (POSSUEM O ELEMENTO QUÍMICO CARBONO EM SUA COMPOSIÇÃO COMO NÓS HUMANOS);
    3) AS INTERAÇÕES: RELAÇÃO DE AÇÃO E REAÇÃO ENTRE OS ATORES ACIMA REFERENCIADOS;
    A IDÉIA É MENTIROSA E FALSA:
    OS SACERDOTES, OS PROFETAS, OS ANCIÕES, OSFIÉIS, OS INDUSTRIAIS, OS ATACADISTAS, OS VAREJISTAS, OS TRABALHADORES, OS PRESIDENTES, OS CONGRESSISTAS, OS MAGISTRADOS E OS SERVIDORES A DEFENDERÃO. O POVO A DESEJARÁ CONCORDANDO COM SUA PRÓPRIA DOMINAÇÃO E EXPLORAÇÃO. NO FIM DESTA APARENTE REALIDADE QUE RECOMPENSA TERAM TODOS VOCÊS? PORQUE DEUS FORA DESTE NEGÓCIO ESTÁ!
    O QUE O HOMEM (INCLUSIVE O POLÍTICO) ENQUANTO CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL OU OS HOMENS (INCLUSIVE PARTIDOS POLÍTICOS) ENQUANTO CONSCIÊNCIA COLETIVA FALAM NÃO SE ESCREVE POIS SÓ DEUS PODE DIZER SIM! SIM! NÃO! NÃO! RAZÃO PELA QUAL NÃO RARO DESEJAMOS, DEFENDEMOS E CONCORDAMOS COM A IDÉIA MENTIROSA E FALSA PRESENTE EM TODAS AS ÁREAS DESTE MUNDO E PASSAMOS A VIVER NO UNIVERSO DA ILUSÃO COMPACTUANDO COM A BLASFÊMIA CONTRA DEUS, COM O DERRAMAMENTO DE SANGUE INOCENTE, COM A HIPOCRISIA (QUANDO FINGIMOS VIVER O QUE NÃO VIVEMOS), COM A PROSTITUIÇÃO (QUANDO COMERCIALIZAMOS ALGO QUE É ILÍCITO COMERCIALIZAR), COM O ADULTÉRIO (QUE É A FALTA DE GRATIDÃO AMOR E CARIDADE PARA COM DEUS E AO PRÓXIMO), COM A SUBTRAÇÃO DO PAGAMENTO DA JORNADA DO JORNALEIRO, COM A FALTA DE ASSISTÊNCIA AO ORFÃO A VIUVA, NECESSITADO E AO PEREGRINO/EXTRANGEIRO.

    ResponderExcluir