MEU BARRIL, MINHA VIDA!

Que os políticos são uma fonte inesgotável de matéria prima para os humoristas todos sabem. Ontem foi dada a largada oficial da campanha política do PSDB rumo à Presidência da República, e não é que o presidenciável do Partido da Social Democracia Brasileira, o mineiro Aécio Neves, saiu com essa pérola: “o governo petista não tem se mostrado digno de atender às demandas da sociedade”. Se os psdbistas não conseguem enganar muitos brasileiros, pelo menos conseguiram oferecer a piada do dia.

Assim como a moeda tem duas faces, ouvir político falar de dignidade além do lado cômico há também a face trágica. Isso me faz lembrar o grande “Diógenes de Sinope”  que, por princípios, tornou-se mendigo e perambulava pelas ruas da antiga Atenas. Diógenes procurou viver da forma mais natural possível e desprezava qualquer interesse por bens materiais. Conta-se que ele não tinha casa e morava em um barril. Em suas caminhadas diurnas carregava sempre uma lamparina acesa. Quando o abordavam para saber a razão de andar de dia com uma lâmpada acesa ele respondia que procurava um homem honesto, digno. A história não informa se Diógenes alcançou seu objetivo. Parece que não! Para ele, a sociedade era corrupta por ter se afastado da vida natural.

Que personagem da TV morava também em um barril? Quem acertar ganha uma vaia! O Chaves, é claro! Todos sabem. Diferentemente de Diógenes, o personagem Chaves não morava em um barril por opção. Assim com tantos outros homens desprezados pelo sistema dominado pelas elites, o coitado do Chaves foi jogado dentro de um barril, como vítima de uma sociedade corrupta e injusta. Sabemos que Chaves é um moleque de rua abandonado, que não tem família, como tantas outras crianças Brasil afora.

Diógenes representa o povo brasileiro que há anos vem procurando pessoas dignas, que possam governar este País com dignidade e competência. Infelizmente muitos tem se deixado enganar pela conversa sórdida, sombria, disfarçada e mentirosa de políticos inescrupulosos, e partícipes de um jogo de cartas marcadas, de um processo político viciado.

Chegou a hora de colocarmos os políticos em seus devidos lugares. Sabendo que eles não têm vocação para “Diógenes”, que tal aproveitarmos o momento especial para tirarmos as crianças brasileiras do “barril do Chaves” e colocar nele (no barril) todos os políticos, de A a Z (do PT ao PSDB). Diante de opções ruins e desprezíveis que se apresentam, Proteste!, vote em branco! Diga não ao sistema!


1 Response to " MEU BARRIL, MINHA VIDA!"

  1. NOSSAS VIDAS, INFLUENCIADAS MUITAS VEZES POR DETERMINADAS E SEVERAS CONDIÇÕES PREEXISTENTES E ORIENTADOS POR UM LEGADO DE VALORES REAIS E ABSTRATOS QUE NOS FOI TRANSFERIDO POR NOSSOS ANTEPASSADOS, BEM COMO ORIENTADOS POR OUTROS TANTOS VALORES QUE ADQUIRIMOS AO LONGO DAS NOSSAS INTERAÇÕES NO MUNDO. PROPICIOU O PROCESSO DE FORMATÇÃO DO NOSSO PRÓPRIO BAÚ QUE NO TEMPO DETERMINADO DE ALGUMA FORMA SERÁ LEGADO A OUTREM DEVIDO A NOSSA PARTIDA DESTE MUNDO. ESTE PROCESSO SE ARRASTARÁ INDEFINIDAMENTE. POSSÍVEIS SUCESSORES PODERÃO ENVOLVER-SE NO MESMO PROCESSO, FORMATANDO O SEU PRÓPRIO BÁU INTERCESSIONADO AO NOSSO QUE FOI DEIXADO E TRANSFERIDO COMO LEGADO, ETC. DITO ISTO REPRODUZO UMA MATÉRIA QUE POSTEI NO BLOG REVISTA CAMOCIM (COM PEQUENAS RETIFICAÇÕES) QUE RELACIONA-SE COM A HISTÓRIA DO BAÚ DEMONSTRANDO QUE TODOS NÓS DE ALGUMA FORMA SOMOS INFLUENCIADO EM NOSSAS RAZÕES, ARGUMENTOS E VERDADES POR DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS COMO VIMOS NESTE PEQUENO ARGUMENTO.


    REPRODUÇÃO RETIFICADA DA MATÉRIAPUBLICADA NO BLOG REVISTA COMOCIM:

    A FRASE NÃO É TRISTE MUDADR DE IDÉIAS, TRISTE É NÃO TER IDÉIAS PARA MUDAR, DO BARÃO DE ITARARÉ, LEMBRA QUE QUANDO A CARAPUÇA OU O CHIFRE CABEM NA CABEÇA DE DOIS ENTES SOCIAIS IGUALMENTE MAQUIAVÉLICOS E QUE AMBOS SABEM DISSO. NÃO EXISTIRÁ OPOSIÇÃO NEM SE ESTABELECERÁ O CONFLITO INTERATIVO ENTRE ELES PELA SIMPLES CONVENIÊNCIA E HIPOCRISIA MÚTUA DE QUE AMBOS SABEM QUE TÊEM TELHADOS DE VIDRO. O TÍTULO “CEGUEIRA DE IDÉIAS” É UMA CARAPUÇA QUE CABE NA CABEÇA DE TODA HUMANIDADE IGNORANTE. CRIATIVA A IMAGEM DO NOSSO JEGUE COM CHIFRES E ÓCULOS DE FUNDO DE GARRAFA (NOS FAZ LEMBRAR A MÚSICA DO REI DO BAIÃO, O SAUDOSO LUIS GONZAGA, NA QUAL AFIRMA QUE O JUMENTO É NOSSO IRMÃO E SABE DE NADA INOCENTE). MUITO INSTRUTIVO O CONTEÚDO DO ARTIGO REPRODUZIDO PELO BLOG. ESTIMULA-NOS A POSTAR COMENTÁRIOS. SINCERAMENTE, MEUS PARABÉNS.
    EM RESPEITO AO PRINCÍPIO DOS OPOSTOS, ENTENDEMOS SER EXCELENTE A DIVERSIDADE DE POSTAGENS E IDÉIAS TRANSMITIDAS VIA BLOG. SE POSSÍVEL E PERMITIDO, COMENTARÍAMOS SOBRE TODAS ELAS NOS MAIS VARIADOS BLOGUES, OS QUAIS, ENTENDO, FUNCIONAM COMO UM MEIO DE INTERAÇÃO SOCIAL. QUANDO POSTO OPINIÕES, EXTERIORIZO IDEIAS ENQUANTO CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL QUE SOU AS QUAIS NÃO RARA VEZES, SÃO TOTALMENTE DIFERENTES DAS IDÉIAS EXTERIORIZADAS DA CONSCIÊNCIA COLETIVA (SISTEMA SOCIAL/ ENTE COLETIVO) NA QUAL TODOS OS CIDADÃOS ENCONTRAM-SE INSERIDOS E SUJEITO A DIREITOS E DEVERES ENQUANTO ENTE INDIVIDUAL .
    QUANDO SE ESTABELECE UMA INTERAÇÃO VIA BLOG DEVE-SE TER CONSCIÊNCIA DA EXISTÊNCIA DESTES DOIS ENTES DIFERENTES ENTRE-SI, UM REPRESENTA O ENTE INDIVÍDUO E OUTRO O ENTE SISTEMA SOCIAL, OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO ENTE INDIVIDUAL FIRMOU-SE, COM O ADVENTO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONFIRMA GARANTIAS A ESTE ENTE. QUANDO ESTES DOIS ENTES ENTENDEM QUE UM ESTÁ ULTRAPASSANDO O(S) DIREITO(S) INERENTE(S) AO OUTRO, ESTABELECE-SE O CONFLITO QUE COM CERTEZA OCASIONARÁ INTERAÇÕES AMISTOSAS E/OU INTERAÇÕES INAMISTOSAS DE DURAÇÃO INDETERMINADA E DESDOBRAMENTOS DOS MAIS IMPREVISÍVEIS POSSÍVEIS. A MATÉRIA NOS ADVERTE SOBRE VERDADE. PESSOALMENTE, ACHO QUE CONHECER VERDADES ABSOLUTAS E/OU SER VERDADE É UTOPIA E PRESUNÇÃO HUMANA. MUITOS ENTES SOCIAIS INDIVIDUAIS E COLETIVOS NÃO PENSAM COMO EU NEM EU COMO ELES, NEM PODERIA, POIS CREIO QUE EXISTIMOS COMO ENTES HUMANOS INDIVÍDUAIS OU COLETIVOS E NÃO ENTES MÁQUINAS INDIVIDUAIS OU COLETIVAS... WALFRAN FwML


    ResponderExcluir